1 de outubro de 2013

Outubro Rosa

Oi meninas, hoje o post é um pouco diferente, na verdade não é um assunto muito legal, mas como eu vou dar umas dicas e te enformar como se prevenir e mais algumas coisas então o post vai se tornar interessante, mas vamos deixar de falar disso e vamos falar do que interessa.

Hoje é para falar sobre câncer de mama, bom porque eu to falando desse assunto, no mês de outubro é  mês do outubro rosa, onde acontece uma grande campanha em combate ao câncer de mama e esse ano 10 cidades estão juntas nessa causa elas são: Imbé, Tramandaí, Osório, Xangri-lá, Palmares do Sul, Cidreira, Balneário Pinhal, Torres, Capivari e Santo Antônio da Patrulha. Todas cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul.
 Vou falar um pouco da historia da ONG ABAMI ( Associação Beneficente Amigas da Mama de Imbé) é um grupo de voluntárias que desde 2003 realiza um trabalho de apoio á pacientes tratadas ou em tratamento de câncer de mama, através da troca de experiência com algumas voluntárias que já vivenciara a doença.
O grupo surgiu da experiência vivida pela Nilza, que tornou pública sua historia com o câncer de mama. Criando uma lei municipal nº 742 de 08 de outubro de 2002, que instituiu o "18 de julho" dia em que Nilza descobriu ser portadora  desta doença, como o "Dia de Combate ao Câncer de Mama", após foi sancionada e lei estadual nº 12126. Este dia é comemorado não só no Município de Imbé como em todo Estado do Rio Grande do Sul.
Este post vai ficar bem grande mas é por uma boa causa é para ajudar algumas mulheres e homens que sofram desta doença.
Algumas Informações sobre o Câncer de Mama.            
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum nas mulheres e, portanto, o mais temido em decorrência da sua frequência elevada e dos feitos psicológicos negativos sobre a sexualidade feminina que dele podem decorrer.
Esse câncer, quando diagnosticado em fases iniciais, em excelentes chances de cura, e mesmo quando diagnosticado em fases mais avançadas, novas medicações têm proporcionado às mulheres portadoras o convívio com a doença na forma crônica com excelente qualidade de vida.
SINAL DE ALERTA     

O principal sinal de alerta câncer de mama palpável é nódulo ou tumor que pode, ou não, vir acompanhado de dor mamária. Mas alguns tumores de mama podem não dar qualquer sintoma, portanto, é imperativo que a mulher esteja familiarizada com suas mamas para poder perceber se ocorrem mudanças na forma, como abalamentos ou retrações, na coloração da pele que recobre a mama, ou o aparecimento de nódulos palpáveis até nas axilas.
FATORES DE RISCO 
Existem alguns fatores de riso que aumentam as chances de uma mulher desenvolver o câncer de mama. O histórico familiar é o mais importante deles, principalmente se um ou mais parentes de primeiro grau como mãe, irmã tiveram câncer de mama.
A menopausa tardia, aquela que ocorre depois dos 50 anos de idade, a primeira gravidez após os 30 anos de idade e a nuliparidade (não ter filhos) também são fatores de risco.
Mulheres que ingerem álcool regularmente, mesmo em quantidade moderada, também têm mais chances de desenvolver câncer de mama do que as que não fazem uso do álcool. Uso de contraceptivos orais ainda é controverso par o aumento do risco do câncer de mama.


Bom acho que esse post já ta bem grande então amanhã eu libero mais uma parte desse post falando sobre o câncer de mama. Espero que você tenham gostado e que tenha ajudado algumas pessoas.

Beijos e até o próximo post.
vanessa Rocha 

Nenhum comentário: