14 de maio de 2013

Como ter um blog legal na internet

Vamos falar sobre como ter um blog legal.
Vou dividir em tópicos e em vários posts. Então vamos lá.

1- você realmente quer ter um blog? Você quer ter um blog por que é modinha ou por que você gosta do assunto e intende dele?
Primeiro responda essas duas perguntas depois siga para o próximo passo.

2- Qual assunto você vai focar no blog?
Faça uma lista de tudo que você gosta de fazer, mas tudo mesmo. Depois vai riscando aquilo que você não tem tanto conhecimento ou que não é o que você realmente quer falar no blog. No final alguma coisa tem que sobrar, se for realmente aquilo que você gosta e sabe falar e sabe que vai ter conteúdo para um bom tempo siga em frente. Mas lembre não adianta você começar a falar de um assunto que daqui uma semana já não vai mais ter o que você falar, porque você não intende tão bem daquele assunto. Feito isso siga para o próximo passo.
     3- Que nome escolher para o blog?
Bom ai começa o seu trabalho mesmo, você pode colocar o seu nome, mas se for colocar seu nome coloque apenas seu primeiro e ultimo nome ou o primeiro e mais um sobrenome, não coloque seu nome inteiro porque se não o nome do blog vai ficar muito ruim das pessoas lembrarem. Mas se você acha que não ficou legal o nome do blog com o seu nome então puxe sua criatividade e invente um nome legal e um nome fácil das pessoas lembrarem, tente fazer com que o nome do blog tenha no máximo três nomes porque além do nome você ainda tem que colocar o ".com" ou o ".com.br" ou ainda assim como o meu ".blogspot.com.br". Por isso eu escolhi o nome do blog com duas palavras, quem me acompanha a mais tempo sabe que o nome do blog já foi "Tudo de maquiagem e um pouco mais" e "Todas adoram make" e agora é "Adoram Make", olhem só o primeiro nome do blog era gigante e ainda tinha que colocar o ".blogspot.com.br" então o nome ia ficar do tamanha de um bonde (haahaha) por isso pensei bastante e coloquei com dois nomes só, achei que ficou mais leve e bonitinho de falar. Depois de escolher seu nome você tem que saber se esse nome está disponível para você usar. Se tiver ótimo se não continue tentando achar um bom nome para seu blog, eu sei que você vai conseguir.
Depois desse texto todo para falar do nome vá para o próximo passo.

4- Agora é hora de você escolher o template do blog:
Existe ai na internet vários templates free para blogger e outras plataformas de blog. Escolha um que tenha ligação com o seu assunto principal do blog. Não adianta você escolher um que tem um skate se seu blog fala de maquiagem ou de culinária, não faz sentido ter um skate no seu template, você me entende? Agora se você tiver um pouco de dinheiro você pode investir em um template seu só seu com a sua personalidade do seu jeito, se você procurar na internet você encontra várias meninas bem legais que fazem templates para vender. Depois de escolher o template você já pode ir para o próximo passo.


5- Sim, vamos agora falar do seu domínio e hospedagem. Bom o que é o domínio? o domínio é aquele ".com" ou ".com.br" é o que da uma cara de mais profissional ao seu blog, o domínio custa em media 30 reais por ano, mas se no momento você ainda não tem condições de ter o domínio não se preocupe fique com o ".blogspot.com.br" por enquanto, no meu caso meu blog ainda é ".blogspot.com.br" acho que ainda não esta na hora de mudar para um ".com.br" porque eu acho que para mudar só quando eu tiver ganhando um dinheiro com o blog, porque ai eu ganho com o blog e invisto no blog. Já a hospedagem é onde você vai colocar suas fotos e os seus posts, vou explicar melhor. O meu blog é hospedado no blogger mas tem pessoas que preferem usar a plataforma do wordpress, mas ai vai de você. No momento eu não acho que eu preciso hospedar meu blog em outra plataforma até porque custa una 20 reais por mês para hospedar em um outro lugar que não seja o blogger ou wordpress.
Mas depois que você decidiu se vai ou não fazer seu domínio passe para a próxima etapa.


     Acho que o post já ta ficando muito grande então no próximo eu continuo falando sobre como ter um blog legal.

tópicos do próximo post:
- Como divulgar o blog.
- Como conseguir parcerias.
- O que fazer e o que não fazer para ficar bem visto na internet.

Beijos e até o próximo post.
Vanessa Rocha 



2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal o post flor ! Super dicas !


Adorei o blog ! Lindo !
Já estou acompanhando.

Beijinho
Mari

Fanpage, curte lá! http://tinyurl.com/a863aao
Blog: http://blogquestaodeq.blogspot.com.br/

vanessa disse...

Que bom que você gostou flor, fico muito feliz quando alguém gosta do meu trabalho.
já estou acompanhando seu blog e já curti a página.
bjs